Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > 5 AÇÕES PARA AUMENTAR O ÍNDICIE S (SOCIAL) DA SUA EMPRESA REPORTANDO AOS SEUS INVESTIDORES. 

5 AÇÕES PARA AUMENTAR O ÍNDICIE S (SOCIAL) DA SUA EMPRESA REPORTANDO AOS SEUS INVESTIDORES. 

Empresas hoje não apenas tem que produzir… Devem agregar, proteger e fomentar. É a conclusão de investidores de todo o mundo. Empresas que não adotam os planos para ESG, com foco em questões de sustentabilidade, sociais e de boa governança, na sigla em inglês, perdem talentos e rios de dinheiro. Neste contexto, as corporações estão cientes […]

Empresas hoje não apenas tem que produzir…

Devem agregar, proteger e fomentar. É a conclusão de investidores de todo o mundo. Empresas que não adotam os planos para ESG, com foco em questões de sustentabilidade, sociais e de boa governança, na sigla em inglês, perdem talentos e rios de dinheiro.

Neste contexto, as corporações estão cientes de que os critérios ESG são fundamentais na operação e na estratégia para atrair potenciais investidores. Por esse motivo, muitas já decidiram incluir ou aumentar o peso das métricas ESG em seus sistemas de remuneração.

Os investidores esperam isso. Não  apenas expressam sua disposição de investir em companhias que levam em consideração os parâmetros ESG, mas também solicitam  que os Conselhos de Administração sejam proativos ao estabelecer critérios ESG em sua estratégia de longo prazo.

Empresas com altos índices de inclusão e diversidade têm 70% mais chances de sucesso em novos mercados e 45% mais chances de melhorar sua participação no mercado já consolidado, segundo o “Índice de Competitividade Global de Talentos 2018”. Centro de Talentos Inovação , 2018.

As consequências de valorizar as relações sociais na empresa impactam os investimentos, os lucros e também a vida dos colaboradores. Um levantamento da Cone Communications revelou dados interessantes.

  • 64% dos colaboradores sentem que a vida pessoal e profissional estão cada vez mais unidas.
  • 93% dos funcionários desejam trabalhar em uma empresa onde sejam atendidos individualmente.
  • 75% dos funcionários afirmam que o trabalho é mais gratificante quanto maiores são as chances de gerar um impacto positivo na sociedade.
  • 70% dos funcionários seriam mais leais a uma empresa que lhes permite contribuir em questões importantes.

Para aumentar os índices sociais de sua empresa listamos algumas ações:

1) Organize campanhas de voluntariado.

A empresa pode escolher uma causa social e convidar os funcionários a abraçarem o projeto. As ações agregam valor à companhia e também permitem um estreitamento de laços entre os colaboradores.

2) Crie atividades recreativas abertas ao público.

Tem espaço na sua empresa e as instalações conseguem acomodar muitas pessoas? Então, é hora de utilizar isso para o bem. Oferecer o local para atividades recreativas comunitárias nos fins de semana e feriados é uma das ações sociais mais interessantes e baratas.

3) Biblioteca comunitária.

Muitas organizações vêm investindo na compra e armazenamento de material de leitura para os seus colaboradores. Bibliotecas corporativas podem funcionar também em prol da comunidade em uma ação social simples e de alto impacto. Abrindo o espaço da empresa para visitantes emprestarem e trocarem livros ali, você inclui a população no dia a dia da organização, proporciona interações valiosas entre funcionários e os moradores da região e faz novos negócios.

4) Crie programas de qualificação.

Invista na formação dos colaboradores. Quanto mais qualificada uma equipe, melhor os resultados que apresenta.  Também é possível criar cursos rápidos para os funcionários dentro da instituição e convidar a vizinhança para participar.

5) Doações para instituições de caridade.

No frio, a campanha do agasalho é uma ótima maneira de dar início às ações sociais nas empresas, mas o propósito não precisa parar por aí. É possível arrecadar alimentos para instituições filantrópicas ou material escolar para escolas de bairros carentes.

Antes de começar qualquer uma dessas ações sociais vale fazer uma pesquisa,  avaliar quais instituições mais próximas precisam de apoio e como elas podem ser ajudadas. Conversar com os gestores desses locais dará uma percepção mais clara de suas demandas e permitirá que as horas e recursos investidos pelo seu empreendimento sejam bem utilizados.

A NTICS desenvolveu uma solução inovadora que trabalha desde a governança na escolha dos projetos de responsabilidade social, passa pelos indicadores sociais auditados trimestralmente e avalia os impactos ambientais de projetos e proponentes, além da comunicação dos dados à sociedade e investidores. Conheça nossa solução, peça uma demonstração através do site https://ntics.com.br

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. 

Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

 

Read this article in english here!

E-books

Acesse nossos e-books

Abrir chat
Precisa de ajuda?