Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > A RESPONSABILIDADE SOCIAL ALINHADA ÀS AÇÕES PARA COMBATER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

A RESPONSABILIDADE SOCIAL ALINHADA ÀS AÇÕES PARA COMBATER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS!

Todos somos responsáveis pela regeneração do planeta e a sustentabilidade da vida das próximas gerações.

Para ser socialmente responsável, as corporações devem cuidar do capital humano, sejam fornecedores, funcionários, consumidores ou pessoas da comunidade na qual a empresa está inserida. É imprescindível também observar a forma como suas atividades impactam econômica e ambientalmente todas essas pessoas.

Algumas certificações e normas técnicas asseguram o compromisso de empresas preocupadas em diminuir os impactos ambientais e as diferenças sociais, e que incluem práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no dia a dia, pautando seus negócios na manutenção dos valores humanos, na preservação dos direitos legais e na ética das relações.

Começa por:

  • Preocupar-se em manter os salários justos e pagos em dia;
  • Cuidar da segurança e da saúde dos funcionários;
  • Educar seus stakeholders;
  • Promover a consciência ambiental entre os funcionários, incentivando a economia de energia e água, o reuso e a reciclagem.

Para a construção de um mundo socialmente mais justo é importante que haja uma série ações conjuntas entre organizações dos mais diversos setores, a fim de responder aos desafios do mercado econômico. As empresas devem estar cientes de sua responsabilidade quanto à produção, à comercialização e ao consumo de seus produtos e dos impactos socioambientais causados pelas suas atividades e agir no sentido de minimizá-los, prezando por práticas sustentáveis em toda cadeia produtiva e ações comunitárias, sem deixar de lado a geração de lucro.

Para alinhar projetos de responsabilidade social com a multiplicação das informações sobre mudanças climáticas é possível:

  • Criar programas para valorizar o uso de luz natural, melhorando a saúde dos funcionários, a ventilação dos ambientes e evitando o desperdício de energia elétrica;
  • Realizar a coleta seletiva na empresa, estimulando os colaboradores a participarem e repetirem o movimento em suas casas, e doando os materiais à cooperativas formadas por pessoas de baixa renda;
  • Reutilizar a água sempre que possível e orientando seus colabores a usar este recurso finito e precioso de forma responsável;
  • Educar seus clientes e parceiros sobre consumo consciente e, assim, mostrar o imenso impacto que o excesso de plástico, por exemplo, tem sobre a vida nos oceanos, contaminando as águas, causando a morte e extinção de espécies.

Todas as vidas estão interligadas. Todas as ações têm impactos.

A NTICS tem uma equipe especializada para elaborar planos capazes de elevar os índices ESG, intensificando projetos de responsabilidade social, ambiental e de governança.  Conheça nossas propostas! Entre em contato através do site https://ntics.com.br

Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

 

Read this article in english here! 

E-books

Acesse nossos e-books

Abrir chat
Precisa de ajuda?