Foi-se o tempo em que as empresas podiam se isolar, produzir sem fazer alarde, ditando as próprias regras. As corporações agora são avaliadas pelo impacto que têm no mundo. Os consumidores esperam que estejam comprometidas com os desafios globais e produzam, ao mesmo tempo em que contribuem para melhorar a sociedade.

A comunicação empresarial deve ser cada vez mais clara e customizada para o público-alvo. Precisa se valer dos avanços tecnológicos para proporcionar uma interação com stakeholders, como clientes e parceiros, de modo a gerar fidelização, engajamento e aumento da reputação.

Sim, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) oferece incontáveis benefícios para as empresas: atrai e retém funcionários e clientes, valoriza a marca, constrói uma comunidade. De acordo com levantamento do Reputation Institute, 42% das pessoas afirmam que sua opinião sobre uma empresa deriva de suas práticas de RCS. Por essa razão, é importante que as corporações invistam em boas práticas sustentáveis, sociais e de governança. Mais que isso, é necessário saber comunicar essas ações.

QUER SABER COMO?

Elencamos oito passos para melhorar a comunicação da sua empresa com todas as partes interessadas em seu negócio.

1) PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

A organização transmite uma imagem para o público, mesmo se optar por se calar. O ideal é que a comunicação esteja alinhada ao planejamento estratégico, para que os objetivos e metas da empresa sejam alcançados. E sempre leve em conta valores e propósitos da organização.

2) LINGUAGEM CERTEIRA

É preciso ter em mente que a utilização de determinadas palavras está baseada em um objetivo que se quer atingir. Podem ser mais emotiva em campanhas publicitárias, mais engajadoras, nos relatórios integrados. O discurso da empresa deve ser pensado de forma estratégica, para cumprir os propósitos do planejamento organizacional e passar uma imagem institucional coesa.

3) ABUSE DA TÉCNOLOGIA

A empresa deve investir em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Há softwares que possibilitam que a organização se comunique de maneira ágil e segura com os clientes e parceiros.

4) COMUNICAR PARA CRESCER

Lembre-se que, em um ambiente informatizado, não se comunicar com eficiência significa perder competitividade. O potencial consumidor, fornecedor e investidor estão interessados em empresas que atendam suas demandas ambiental e socialmente corretas.

5) CONTATO CONSTANTE

Com internet e as redes sociais, o feedback do público é instantâneo. Portanto, a empresa precisa manter canais de diálogo eficazes para colher a percepção dos clientes e dos parceiros e, assim, aperfeiçoar a própria comunicação.

6) AGILIDADE

Mensure a eficácia das mensagens transmitidas com o apoio da tecnologia. Em casos de crise, riscos à reputação ou falhas na comunicação que atrapalhem a conquista dos resultados, a organização deve agir de forma rápida e transparente. Admitir o erro e apresentar estratégias para solucioná-lo é o método mais eficiente para contornar problemas e evitar danos maiores.

7) O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA OS ESFORÇOS DE RSC

Elas ganharam o mundo e são percebidas pelos consumidores como fonte confiável de informações. Então, oferecem grandes oportunidades para as empresas criarem conexões mais estreitas com as partes interessadas.

8) OUÇA ANTES DE AGIR

O valor que as mídias sociais agregam a uma marca é aprimorado quando há comunicação bidirecional com os consumidores e investidores. As empresas precisam aprender a perguntar e ouvir o que seus seguidores têm a dizer sobre suas iniciativas de RSC.