Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, e demais partes interessadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Para obter sucesso organizacional, empresas precisam ser aceitas na sociedade em que operam e agir com responsabilidade, ética e sustentabilidade, em colaboração com seus stakeholders internos e externos. A inclusão de metas de boas práticas de governança na estratégia empresarial é uma demonstração de conduta ética, que visa a longevidade das empresas e das comunidades no entorno, promovendo a segurança dos funcionários, participando em programas sociais e ambientais.
Porém, além de promover salários justos, equidade de gênero, valorização dos parceiros e respeito aos direitos humanos e trabalhistas é preciso reportar tais avanços.
É comunicando que a empresa cresce e assume papel de liderança!
Os indicadores de governança são elementos importantes para a avaliação estratégica, servindo de base para futuras decisões frente aos objetivos da companhia, levando informações aos acionistas e colaborares. A elaboração desses documentos é cada vez mais urgente, devido a crescente cobrança da sociedade por empresas mais responsáveis e transparentes em suas ações.
Indicadores de governança são instrumentos que permitem às organizações avaliar seu grau de desenvolvimento social e ético.
Servem como guia prático para que as empresas desenvolvam um exercício interno de reflexão e aprimoramento de sua governança. Fortalecem a legitimidade das companhias com:
- Relações mais transparentes com partes interessadas;
- Cumprimento de sua missão;
- Profissionalização e eficiência;
- Sustentabilidade financeira;
- Capacidade de prestação de contas e responsabilização perante a sociedade.
Entre os indicadores que atestam boas práticas de governança devem constar:
- Atividades: remuneração executiva, responsabilidade da diretoria, direitos dos acionistas, relatórios de divulgação, compliance e ações do comitê de gestão.
- Impactos gerados: evitar surpresas financeiras negativas, reduzir os riscos de reputação, alinhar interesses de acionistas e gestão, cumprimento de políticas para um ambiente de negócios transparente.
- Dados quantitativos: como número de iniciativas sustentáveis que a empresa é signatária, taxas pagas, número de diretores independentes no conselho, remuneração da alta direção e até o número de processos judiciais contra a empresa.
- Dados qualitativos: como o modelo de negócios da empresa agrega valor à sociedade? O que gera valor nas empresas e quais questões de sustentabilidade são centrais para esses motivadores?
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Tudo isso ajuda a empresa a se alinhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Então, mencione também quais os ODS sua empresa alcança com as atividades éticas e responsáveis.
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