Responsabilidade Social Corporativa (CSR) é um conceito que extrapola as paredes de todas as organizações. Engloba ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público interno e externo. Companhias socialmente responsáveis repensam suas condutas, transformam suas comunidades, promovem o bem-estar dos envolvidos, impactam o mundo além dos mercados.

Pense sobre isso: ser socialmente responsável ultrapassa o cumprimento das obrigações legais. Envolve um investimento em capital humano, nas relações com colaboradores, consumidores, fornecedores e comunidades locais, no ambiente em que a empresa está inserida.

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente define que a responsabilidade socioambiental está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.

Para orientar o envolvimento de todos, a Organização das Nações Unidas criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Com base nos ODS as empresas podem traçar estratégias para ampliar o alcance de sua responsabilidade social, entendendo que aquelas companhias que não se comprometerem a ações efetivas correm o risco de perder oportunidades de investimento e participação no mercado. Pesquisadores da Harvard Business Review elaboraram planos de responsabilidade social corporativa baseadas nessas metas. Quer conhecer algumas dicas?

1. Garanta engajamento dos executivos:  assim será mais efetivo envolver todos os funcionários e demais stakeholders. É preciso mostrar à liderança o valor da estratégia para o negócio, demonstrando como ela criará impacto positivo e posicionará melhor a empresa no mercado.

2. Determine as questões materiais: avalie quais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável melhor se encaixam ao seu setor de atuação.

3. Alinhe as ações aos valores da empresa: conhecendo a missão da companhia determine uma estratégia de responsabilidade social autêntica e elabore metas de acordo com a cultura organizacional.

4. Dê estrutura para as metas: assegure que elas estejam alinhadas às prioridades de funcionários, consumidores, investidores e executivos. Organize e comunique as metas de forma clara e efetiva. É importante que sejam ousadas, porém, tangíveis.

5. Defina um sistema de implantação: estipule um sistema de governança, baseado em métodos de mensuração de resultados. É essencial definir responsáveis para cada meta, pessoas que irão implementar as estratégias e reportar os resultados ao conselho.

6. Ofereça relatórios transparentes: comunicação de boa qualidade é fundamental. Foque em três princípios: honestidade, transparência e repetição. Exponha o que a empresa tem que melhorar, os planos para enfrentar as falhas, e esteja atento a todas as oportunidades. É preciso publicar regularmente os relatórios de progresso.

Há diversos modelos disponíveis para medir o desempenho de sua atuação e reportá-lo, alcançando as metas de Responsabilidade Social Corporativa.