Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > Business Ambition for 1,5ºC e climate changes

Business Ambition for 1,5ºC e climate changes

Atualmente, um assunto que é de extrema importância para a conservação do planeta é o Business Ambition. Por isso vem mobilizando países e instituições internacionais para promover ações de conscientização para envolvimento de todos. 

Atualmente, um assunto que é de extrema importância para a conservação do planeta é o Business Ambition. Por isso vem mobilizando países e instituições internacionais para promover ações de conscientização para envolvimento de todos. 

As questões fundamentais relacionadas com as mudanças climáticas fazem parte das discussões de todos os envolvidos com as questões de responsabilidade ambiental.

Mas, afinal o que é o Business Ambition 1.5ºC?

A partir de uma coalizão de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) tem sido desenvolvida uma convocação urgente para que indústrias e líderes empresariais possam se posicionar a favor do Business Ambition for 1,5º C.

Ou seja, a Ambição de Negócios para 1,5º C é uma agenda que demanda a inserção de todos para que possa ser desenvolvida e concretizar as metas idealizadas.

A mudança climática (climate changes)

Na atualidade, temos certeza que a mudança climática constitui um desafio ambiental enorme e que precisa de uma solução alternativa para a sobrevivência do planeta.

Sabemos que a mudança climática é a denominação empregada para as alterações que o acúmulo de seis gases na atmosfera provocam no clima do planeta (dióxido de carbono – CO2 e o metano – CH4).  Tais mudanças são provocadas por processos do tipo:

  • Queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão;
  • Uso inadequado da terra com a conversão das florestas e da vegetação natural em pastagens, plantações, áreas urbanas ou degradadas. 

A partir da iniciativa da Science Based Targets (SBTi), com as metas para diminuição de emissões, as empresas estão sendo chamadas para se envolverem no processo. 

Inclusive, podem participar apresentando críticas para as propostas de limitação para os mais pesados impactos das mudanças climáticas. Por isso, a importância da proposta de garantir que o aumento da temperatura fique em 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. 

De fato, isso representa uma intenção de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. E, na sequência, alcançar o patamar de zero emissões líquidas até o ano de 2050.

Como também é possível perceber como os avanços da ciência para solucionar a questão climática oferecem benefícios comerciais significativos para as empresas. Dessa forma, temos observado como algumas empresas que estão na ponta desse processo e obtendo resultados positivos, diferenciando-se das outras. 

Hoje a NTICS é signatária desse compromisso – e, por isso, leva a sério a emissão de carbono, sendo uma questão amplamente tratada nos nossos projetos. De fato, procuramos formas não poluentes e que os projetos são de fato sustentáveis.

Tendo em vista as questões prioritárias acerca das mudanças climáticas, esperamos ter oferecido elementos para uma conscientização mais ampla acerca da necessidade de projeto com foco em ambiental.   

Destacamos que NTICS acredita que o sucesso das mudanças necessárias para garantir a vida no planeta dependem de projetos de responsabilidade social para dar o pontapé inicial.  

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. Whatsapp ou e-mail: contato@ntics.com.br 

E-books

Acesse nossos e-books

Abrir chat
Precisa de ajuda?