Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > Davos e o impacto nos indices de sustentabilidade!

Davos e o impacto nos indices de sustentabilidade!

Veja qual impacto nos índices de sustentabilidade  segundo o World Economic Forum e como isso pode afetar a sua empresa.

A elite econômica do planeta se reúne nos Alpes Suíços para o Fórum Econômico Mundial. E ano após ano deixa claro o comprometimento com um novo modelo de negócios, mais sustentável, ético, limpo e inclusivo. O Fórum se volta à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente como critério prioritário. Governos de 100 países marcam presença em Davos, num reconhecimento explícito de que esta é uma das mais importantes vitrines do mercado internacional. A organização do Fórum realiza pesquisas com CEO’s, políticos, representantes de organizações do terceiro setor e demais convidados e  revela que, na opinião deles, a mudança climática continua sendo a principal preocupação da “comunidade de Davos”.

Não é à toa. Cada vez mais os grandes investidores  olham para os impactos que o dinheiro deles pode trazer para a vida e à sociedade. O retorno precisa estar limpo em toda a cadeia. Por esse motivo, o conceito de sustentabilidade vem ganhando força sob uma nova sigla, ESG (iniciais em inglês para ambiental, social e governança). Cresce em proporções amazônicas no mundo o valor investido em ativos sustentáveis.

Na atualidade, o mercado europeu de ESG está em torno de US$ 70 trilhões. Quando empresários, bancos, governos e líderes brasileiros dizem ‘não’ para a sustentabilidade, não estão só recusando ajuda de um ou outro governo, estão dizendo ‘não’ para US$ 70 trilhões.  Fundos internacionais já identificam empresas com boas performances de ESG para receberem o dinheiro de seus clientes.  É fato que investidores e gestores já privilegiam empresas comprometidas com a agenda ambiental ao escolher onde investir. Empresas e países desalinhados deixarão de receber novos recursos, ou perderão os que já existem.

COMO COMEÇAR?

Assegurando índices do ESG:

  • AMBIENTAIS: o uso de energia renovável, impacto em comunidades tradicionais, gestão de resíduos e recursos hídricos, controle de poluição e emissão de CO2 de cada empresa são avaliados pelos investidores, mercado e consumidor final.
  • SOCIAIS: como a empresa gerencia relacionamentos com o público e a cadeia de fornecedores, valorização dos colaboradores e das comunidades tradicionais, programas de inclusão e educação agregam muito valor.
  • GOVERNANÇA: liderança da empresa, ambiente de controle de riscos, garantia de direitos dos funcionários, acionistas, consumidores e demais stakeholders são ativos valiosos.

Qualquer nação ou corporação que não esteja atenta a essas regras vai ter perda competitiva. Manter a floresta de pé, conservar mananciais, garantir a boa gestão de resíduos e recursos hídricos, assegurar direitos dos trabalhadores, fornecedores e consumidores são condições para se fazer negócio. Não resta dúvida: essa é a nova ordem mundial.

A NTICS Projetos tem equipe especializada e está à disposição para criar um plano para que sua empresa eleve os índices ESG através dos projetos de responsabilidade social, da governança e indicadores. Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. 

Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

 

Read this article in english here!

E-books

Acesse nossos e-books

Abrir chat
Precisa de ajuda?