As emergências climáticas são os maiores desafios de nosso tempo, mas também podem significar oportunidades. Pesquisadores apontam que, com medidas para conter o avanço das emissões de gases de efeito estufa e controlar a temperatura, a economia gerada poderia chegar a US$ 144 trilhões, graças aos danos climáticos evitados e aos custos com tratamentos de saúde recorrentes deste cenário.

Para colocar sua empresa na liderança, tornando-a uma referência para a comunidade do entorno, listamos ações que farão diferença na sua cidade e em todo o planeta:

 

  • Cuide da água: se a empresa já tem um programa de uso consciente desse recurso fundamental à vida, que tal dividi-lo com a comunidade? É possível realizar palestras que ensinem dicas para utilizar água com responsabilidade, desligando as torneiras ao escovar os dentes, lavar as mãos ou ensaboar a louça, captando água das chuvas, reaproveitando a água da lavagem das roupas para limpar calçadas.

 

  • Crie um projeto de plantio de mudas: as árvores ajudam a controlar a temperatura, amenizam os efeitos dos extremos climáticos, garantem mais umidade no ar. Se há um espaço na sua empresa que tal plantar árvores? Elas são filtros naturais de CO2 e ajudam no controle da emissão desse gás na atmosfera. Se faltar espaço, outra opção é adotar uma praça, ou mesmo florestas! A empresa pode fazer parte de projetos que incentivam o plantio e manutenção de matas nativas e áreas de proteção permanente, essenciais para nossa sobrevivência. Os moradores do entorno podem ser convocados a participar.

 

  • Incentive o transporte alternativo: para diminuir a emissão de CO2, é crucial estimular seus colaboradores a adotarem meios menos poluentes de locomoção. Boas opções são caronas coletivas, afinal um carro na rua é melhor do que cinco carros indo para o mesmo lugar. Outra possibilidade é encorajar o uso de bicicletas na região. Para isso, instale bicicletários ou até mesmo bicicletas compartilhadas pelo bairro para facilitar o transporte de quem opta por este modal.