Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > ESG COM FOCO NO ‘S’: COMO AUMENTAR ÍNDICES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL?

ESG COM FOCO NO ‘S’: COMO AUMENTAR ÍNDICES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL?

Entenda como sua empresa pode aumentar índices de ESG com foco no S, por meio de projetos para a comunidade.

Padrões ambientais, sociais e de governança tornaram-se o foco da atenção de empresas, uma vez que a pandemia ocasionada pelo vírus Covid-19 enfatiza a importância dos fatores sociais que antes não eram tão considerados. Existem etapas que as organizações podem realizar para melhorar o desempenho ESG e de sustentabilidade, ao mesmo tempo que demonstram como aplicar e disseminar seus valores para a comunidade em que esta inserida e a sociedade.

Nas últimas duas décadas, a definição de padrões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) e seu papel no valor da empresa e na estratégia de negócios evoluiu de um tópico de discussão para uma demanda urgente. Em muitos lugares, a implementação de planos e relatórios tangíveis evoluiu e se tornou uma parte importante da agenda estratégica da empresa.

A forma como a empresa usa sua estrutura ESG para criar valor continua promovendo o diálogo dentro e fora do conselho de administração, porque esta não é mais uma posição voluntária da organização, mas está se tornando cada vez mais necessária como diferencial competitivo e demandado por consumidores e investidores. Em relação às questões ambientais, como as mudanças climáticas, acordos internacionais e políticas nacionais estão promovendo deliberadamente a transformação da economia global. A governança também está evoluindo devido a necessidade de comprovação de transparência e monitoramento de processos.

No entanto, para fatores sociais “S”, a abordagem empresarial ainda é um pouco diferente. Embora alguns setores tenham uma cadeia de suprimentos e uma pegada de negócios clara, e por muito tempo enfatizem a segurança ou o respeito pelos direitos humanos, outros setores definem a sociedade como valorizando comunidades ou empresas. Como os especialistas em governança corporativa da FTI Consulting estabeleceram recentemente, o uso generalizado do termo “sociedade” pode levar à falha na conceituação de “S” em ESG, ocasionando uma falta de foco e escala no mercado.

Hoje, as políticas ESG desempenham um papel fundamental no processo de tomada de decisão da empresa. Em 2019, estima-se que US $ 70 bilhões foram investidos em fundos ESG. O fato de que se espera que o investimento ESG atinja US $ 50 trilhões nas próximas duas décadas confirma que esse padrão se tornou popular. Esses fatores não são mais apenas “fáceis de controlar”, mas uma parte fundamental para o desempenho e a avaliação da empresa.

Ao contrário dos fatores “E” e “G”, a questão “S” costuma ser difícil de definir na agenda da empresa e cobre uma variedade de questões que mudam de departamento para departamento, desde doações a comunidade até questões de direitos humanos. Seu impacto e valor geralmente são difíceis de quantificar, mas se utilizados ​​de maneira inadequada, causarão danos irreparáveis ​​à reputação e ao valor a longo prazo dos grupos de interesse.

As expectativas e o foco dos investidores e outros participantes do mercado (como agências de classificação de crédito) no fator “S” seguirão melhorando à medida que todos os grupos de interesse continuarem avaliando a empresa. O ambiente de negócios esta em rápida mudança e esta nova normalidade oferece uma oportunidade de focar a atenção na melhoria das questões sociais com as partes interessadas, desde funcionários e reguladores até clientes e fornecedores. No entanto, não esqueça que como as questões ESG estão inter-relacionadas, empresas não podem ignorar seus esforços ambientais e de governança.

Como melhorar meus índices “S”- SOCIAL?

Há 18 anos a NTICS Projetos tem como objetivo desenvolver e implementar projetos que promovam processos de mudança, contribuindo para uma transformação na sociedade e no mundo. Os projetos pode ser financiados por meio de leis de incentivo ou verba de marketing, por empresas que desejam deixar um legado na comunidade em que estão inseridas trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aumentando seus índices de responsabilidade social.

Todos os projetos buscam maximizar e potencializar o alcance atendendo o maior número de pessoas possível e entregando oportunidades, através da educação e do conhecimento. Ao final de cada projeto o patrocinador recebe um relatório com análise dos indicadores que posteriormente podem ser reportados também no relatório de sustentabilidade anual da empresa aumentando os índices de ESG, principalmente o S – com foco em responsabilidade e desenvolvimento social. 


Os projetos também visam engajar a cidade para que organizações locais e governamentais se alinhem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável assinando o termo de compromisso da Agenda 2030. Além de investir em um projeto para a comunidade local a empresa estará também sendo a principal incentivadora para que o legado se estenda também as cidades contempladas.

“É inspirador sentir as mudanças acontecerem, assistir realidades trocarem de rota. É o que nos impulsiona a conseguir resultados cada vez maiores para a organização, para nossos parceiros e para a sociedade.” – Ana Carolina Xavier, CEO NTICS Projetos.

 

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. Whatsapp ou e-mail: contato@ntics.com.br 

 

See this article in English

Abrir chat
Precisa de ajuda?