Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > ESG: Como começar a implementar na minha empresa? 

ESG: Como começar a implementar na minha empresa? 

O primeiro passo é priorizar os objetivos de desenvolvimento sustentável. Entenda como! 

O termo ESG vem do inglês Environmental, Social e Governance que no português se traduz para em ambiental, social e governança. Está cada vez mais em alta pois o investimento em ESG representa o desenvolvimento sustentável e investimento socialmente responsável. Está diretamente vinculado à missão e à atuação de empresas em transformar o mundo em um lugar melhor, respeitando normas ambientais e administrativas.

Em sua carta anual ao CEO, a BlackRock que é a maior empresa de gestão de ativos do mundo, ressaltou que empresas serão incapazes de gerar lucros no longo prazo caso não tenham um propósito e não considerem as necessidades de uma ampla base de stakeholders. Anunciaram também uma série de medidas para colocar práticas de investimento sustentável na construção de portfólio e gestão de risco cancelando investimentos em empresas com altos impactos ambientais.

“Propósito, acima de tudo, é o motor da lucratividade no longo prazo” – Laurence D. Fink, CEO da BlackRock

Uma vez que ESG representa o desenvolvimento sustentável e o propósito é a chave da lucratividade à longo prazo: Como empresas podem começar a implementar essas práticas atraíndo mais investidores? O primeiro passo é se filiar ao maior movimento de sustentabilidade empresarial do mundo: o Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Para se tornar uma empresa signatária do Pacto Global o primeiro passo é buscar um escritório próximo, através do site oficial das Nações Unidas e agendar para assinar um termo de compromisso da Agenda 2030 – que visa atingir 17 objetivos de desenvolvimento sustentável nos próximos 10 anos. Sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global é uma convocação para que as empresas alinhem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Trabalho e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para a solução dos problemas da sociedade e desafios.

Depois de se comprometer com o Pacto Global, empresas estruturam seus índices de sustentabilidade, identificando e priorizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também aderindo ao Pacto Global das Nações Unidas. A priorização pode ser feita por meio do site da Avaliação de Impacto do Pacto Global. Onde a empresa responde uma série de perguntas e o site relaciona diretamente aos ODS que fazem mais sentido ser priorizados e trabalhados. Após essa definição, o maior desafio é entregar esses ODS priorizados em ações e práticas corporativas internas e externas para as comunidades do entorno.

Outra passo fundamental para ser assertivo na priorização dos ODS da sua empresa é criar um comitê com os departamentos de responsabilidade social, sustentabilidade & inovação e de recursos humanos, mapeando estratégias da empresa nos próximos 10 anos e assim alinhar os ODS principais ao plano de ação.

Após essa definição a próxima etapa é investir em projetos de responsabilidade social, realmente criando oportunidades para moradores da comunidade em que sua empresa está inserida. Disseminando os objetivos de desenvolvimento sustentável por toda a cidade! De nada adianta priorizar os ODS se a empresa não investir em ações para verdadeiramente alcançar essas metas globais.

Quinzenalmente divulgaremos os próximos passos para que sua empresa aprenda a reportar índices ESG da maneira mais assertiva e transparente possível. Acompanhe nosso site e LinkedIn para seguir nessa trilha do conhecimento. O próximo tema traz o passo a passo de como identificar e mapear metas desses ODS priorizados escolhendo projetos de responsabilidade social para investimento com propósito.

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. Whatsapp ou e-mail: contato@ntics.com.br 

 

See this article in English

Abrir chat
Precisa de ajuda?