Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > ESG: Como selecionar projetos de Responsabilidade Social enfatizando o G, de Governança, do ESG

ESG: Como selecionar projetos de Responsabilidade Social enfatizando o G, de Governança, do ESG

O terceiro passo é selecionar os projetos que irá colocar em prática.

O último artigo publicado: “ESG: Trilha do conhecimento para implementar na minha empresa.”, explica implementar ações em práticas corporativas internas, externas e para as comunidades no entorno. Agora, o terceiro passo é realizar a seleção dos projetos para serem implementados pela sua empresa.

Tendo isso por referência a nossa metodologia para seleção de projetos está pautada por alguns princípios, que são básicos para a consecução dos nossos propósitos e, por isso, utilizamos também como critérios de escolha.

1º Critério: Conexão com os ODS

Este primeiro critério estabelece a necessidade de que os projetos apresentem, de uma forma clara e objetiva, a conexão entre os ODS elencados e o seu alinhamento com a estratégia organizacional.

Entendemos que esse é um aspecto decisivo para a seleção de projetos. Ou seja, é quando identificamos a sintonia com os valores e propósitos de cada instituição, que se propõe a atuar com os projetos de responsabilidade social.

Além disso, das 169 metas o projeto deve indicar quais serão priorizadas conforme os ODS e a proposta a ser desenvolvida e que vá de encontro aos ODS prioritários da empresa patrocinadora.

2º Critério: Voluntariados

O segundo critério é a aceitação de voluntariados para engajar os colaboradores do patrocinador. Para a NTICS, este é um dos pontos que atesta a transparência e aderência de um projeto aos propósitos dos ODS.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Manual do Voluntário,

“o voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos”.

Por isso é indiscutível para desenvolver o sentimento de pertencimento do colaborador para as ações desenvolvidas pela empresa.  Temos de considerar que a atuação dos voluntários representa um diferencial para a transformação social. Ou seja, estabelece e amplia o alcance das ações de responsabilidade social e agrega valores.

3º Critério: Seleção e Transparência 

O terceiro é elaborar critérios claros e objetivos para o recebimento dos projetos de todos que vierem a participar da seleção. Neste ponto, é essencial garantir a transparência das ações, desde o recebimento dos projetos até a fase da seleção, propriamente dita.

Isso é de extrema importância, pois o fator priorizado é o G, de governança e, por isso, é preciso garantir o livre acesso aos interessados a participar do processo de seleção.

4º Critério: Entrega e Divulgação

O último critério está voltado para a finalização da entrega final e divulgação pós projeto. É o momento que é apresentado a amostra dos resultados obtidos nos projetos.

Estar atento para que a divulgação não crie dúvidas sobre a idoneidade, por isso é interessante que sejam divulgadas todas as informações que forem pertinentes para esse fim. Como também a amostra de indicadores de impacto pré e pós projeto é um item muito importante para constar no relatório do projeto com o intuito de verificarmos o impacto a ser gerado.

É preciso levar em consideração que as empresas envolvidas em tais ações estão trabalhando o “G” para o aumento dos índices de transparência e governança.

Tendo em vista os quatro critérios apresentados, ficou fácil para a sua empresa fazer uma checagem se o projeto está atendendo aos critérios estabelecidos.

Queremos destacar que a NTICS entende dos projetos como uma forma de fazer diferente e conseguir impactar positivamente as comunidades em que atua. A realização de um projeto implica em resultados que promovam transformações e permitam o acesso democrático aos bens culturais de um país.

Acompanhe nosso site e LinkedIn para seguir nessa trilha do conhecimento. O próximo tema traz o passo a passo para o acompanhamento de projetos.

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito.
Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

 

See this article in English

Abrir chat
Precisa de ajuda?