Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > ESG E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS FINANCEIROS DE UMA EMPRESA!

ESG E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS FINANCEIROS DE UMA EMPRESA!

Foi-se o tempo em que as empresas precisavam preocupar-se apenas com sua lucratividade. Foi-se o tempo em que vender mais era a única forma de valorização dos negócios. As emergências climáticas impuseram à humanidade novos desafios sim, mas também oportunidades de crescer e tomar a liderança. Sustentabilidade, responsabilidade social e ética hoje são essenciais para ampliar negócios, ganhar mercados, produzir valor.

Foi-se o tempo em que as empresas precisavam preocupar-se apenas com sua lucratividade. Foi-se o tempo em que vender mais era a única forma de valorização dos negócios. As emergências climáticas impuseram à humanidade novos desafios sim, mas também oportunidades de crescer e tomar a liderança. Sustentabilidade, responsabilidade social e ética hoje são essenciais para ampliar negócios, ganhar mercados, produzir valor.

Por isso nasceu o ESG, um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança (na sigla em inglês) que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

AMBIENTAL: o uso de energia renovável, impacto em comunidades tradicionais, gestão de resíduos e recursos hídricos, controle de poluição e emissão de CO2 de cada empresa são avaliados pelos investidores, mercado e consumidor final.

SOCIAL: como a empresa gerencia relacionamentos com o público e a cadeia de fornecedores, valorização dos colaboradores, programas de inclusão e educação agregam valor.

GOVERNANÇA: liderança da empresa, ambiente de controle de riscos, garantia de direitos dos funcionários, acionistas, consumidores e demais stakeholders são ativos valiosos.

Se engana quem pensa que é só um plano.

O ESG é usado como uma espécie de métrica para nortear boas práticas de negócios, para captar investimentos. Alguns aspectos observados são os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão dos resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade, questões trabalhistas e de inclusão dos trabalhadores e a metodologia de contabilidade. Tudo isso ganha força dentro de um contexto em que grandes empresas têm suas ações listadas em bolsas de valores e há cobrança por parte de acionistas e fundos de investimentos por práticas que assegurem a sobrevivência de uma empresa a longo prazo. Não é à toa que algumas corporações mais valorizadas nas bolsas mundo afora são aquelas que mais focam em sustentabilidade.

As grandes instituições têm interesse na rentabilidade das empresas das quais são acionistas e por isso os investidores passaram a aumentar a cobrança pela adoção e divulgação de práticas de negócios baseadas em ESG. A falta de compromisso ambiental é vista como um risco crescente para a sustentabilidade do sistema financeiro global, não só das florestas e oceanos. Empresas e investidores mais atentos já perceberam que a sobrevivência de seus negócios depende intimamente da continuidade da espécie humana, ameaçada pelas emergências climáticas.

Ao mesmo tempo, os pequenos investidores, cada vez mais comuns nas bolsas de valores, ficam de olhos abertos, verificam relatórios e as estratégias de ESG adotadas pelas empresas para escolher onde intensificar seus aportes. Para quem se preocupa com o meio ambiente, quem faz questão de uma sociedade mais ética e igualitária, o ESG revela-se uma boa forma de acompanhar as práticas de governança e sustentabilidade de uma corporação, verificando se os valores que ela defende e pratica correspondem aos seus.

Nasce agora um novo modelo de negócios, sobretudo nas empresas de capital aberto, na quais o desempenho nos critérios de ESG pode fazer toda a diferença na cotação de mercado, além de influenciar na votação dos acionistas e nas vendas. Lucra mais quem pensa na qualidade da matéria-prima certificada, escolhe fornecedores limpos, valoriza os colaboradores, investe em logística reversa e reciclagem. A longevidade dos negócios depende da sustentabilidade do planeta.

Para aplicar o ESG na sua empresa estabeleça um programa proativo de engajamento dos acionistas e garanta comunicação eficaz, torne a sustentabilidade uma prioridade, aprimore sua governança.

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. 

Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

Read this article in english here!

E-books

Acesse nossos e-books

Abrir chat
Precisa de ajuda?