Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > ESG: O sucesso de um projeto, focado no “G” da Governança, depende do engajamento efetivo dos seus interlocutores

ESG: O sucesso de um projeto, focado no “G” da Governança, depende do engajamento efetivo dos seus interlocutores

O quarto passo é o acompanhamento do projeto pelo patrocinador em todas as etapas.

No terceiro artigo, ESG: Como selecionar projetos de Responsabilidade Social enfatizando o G, de Governança, do ESG, abordamos o processo de seleção dos projetos apresentados a partir de quatro critérios primordiais para a NTICS, que são: 

  • Conexão com os ODS;
  • Voluntários;
  • Seleção e transparência;
  • Entrega e divulgação.

O nosso propósito é fornecer meios para que a sua empresa possa realizar uma checagem se o projeto está atendendo aos critérios estabelecidos para a seleção. Com isso garantindo a possibilidade de revisões e correções ainda em tempo oportuno antes da apresentação. 

Agora, o quarto passo está voltado para a importância do patrocinador acompanhar o proponente desde o início ao fim do projeto, conhecendo as suas etapas. Ou seja, a nossa experiência nos ensinou que um elemento de sucesso é a efetiva participação e comprometimento do patrocinador e dos interlocutores.

Por isso, podemos enfatizar que o patrocinador deve ser visto como um membro da equipe de projeto, que está tão interessado no sucesso quanto todos os outros envolvidos.

Nesse sentido, também se faz importante trabalhar o engajamento dos interlocutores do projeto para garantir a sua divulgação e devido envolvimento dos stakeholders. Dessa forma, estamos falando dos seguintes pontos a serem trabalhados:

1º Engajamento da cidade e stakeholders locais

O sucesso de um projeto está diretamente relacionado com o comprometimento dos interlocutores envolvidos nas ações de execução do projeto. Muitas vezes, tem acontecido que um projeto com tudo para dar certo, fracassa no meio do caminho. 

E, normalmente, quando se realiza um mapeamento para identificar os gargalos que minaram o projeto, uma das causas que teve maior peso foi a falta de engajamento dos parceiros, patrocinadores e stakeholders em geral.

Por isso, é fundamental que o desenvolvimento de um projeto conte com um comprometimento do governo local da cidade, das secretarias da cidade e da efetiva participação da empresa nessa agenda de trabalho. 

2º Engajamento da comunidade local 

Esse é um aspecto de extrema importância para o sucesso de um projeto. É fundamental que a comunidade local conheça o projeto e entenda as necessidades específicas que estará promovendo em sua localidade.

Nesse engajamento é necessário identificar uma pessoa ou mais, para que atue no estímulo e reforço contínuo da comunidade local no decorrer do desenvolvimento do projeto.

3º Engajamento dos órgãos e secretarias da cidade 

O envolvimento das secretarias como: educação, meio ambiente e cultura das cidades é um fator importante no projeto. A aceitação dos mesmos e a receptividade da sua aceitação nos projetos é fator de sucesso.

As secretarias ajudarão a engajar os alunos e a comunidade local, além de ser um órgão já existente na cidade com uma grande voz local.

A prefeitura da cidade também pode ser envolvida no processo. Projetos acontecendo com apoio da prefeitura são muito bem vistos e a empresa cria fortes relações com a prefeitura da cidade.

Quando passamos a trabalhar as ações estratégicas com os grupos de stakeholders locais os resultados são mais efetivos. Pois são estes que estarão gerenciando e monitorando na esfera local as possibilidades de realização e concretização do projeto.

Tendo em vista os critérios apresentados, esperamos que tenha ficado claro que o sucesso de um projeto só alcança a “trilha do sucesso” se tiver o engajamento e comprometimento de todos os seus interlocutores. 

Por isso, a NTICS acredita que a realização de um projeto implica em resultados que promovam transformações e permitam o acesso democrático aos bens culturais de um país.

Acompanhe nosso site e LinkedIn para seguir nessa trilha do conhecimento. O próximo tema traz o passo a passo para o engajamento de voluntariado. 

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito.

Whatsapp ou e-mail: contato@ntics.com.br

 

See this article in English

Abrir chat
Precisa de ajuda?