Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > ESG: Trilha do conhecimento para implementar na minha empresa.

ESG: Trilha do conhecimento para implementar na minha empresa.

O segundo passo é começar a mapear metas dos ODS priorizados.

O último artigo publicado: “ESG: Como começar a implementar na minha empresa?” explica a primeira ação para começar a reportar índices de sustentabilidade que é se filiar ao maior movimento de sustentabilidade empresarial do mundo: o Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Para se tornar uma empresa signatária do Pacto Global é necessário buscar um escritório próximo, através do site oficial das Nações Unidas e agendar a assinatura de um termo de compromisso da Agenda 2030 – que visa atingir 17 objetivos de desenvolvimento sustentável nos próximos 10 anos.

O artigo da semana passada explica como começar a implementar e reportar sustentabilidade: se filiando ao Pacto Global e posteriormente identificando e priorizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O segundo passo é explicar o que ocorre depois da escolha dos ODS: implementar ações em práticas corporativas internas, externas e para as comunidades no entorno. 

01) Diagnóstico e mapeamento das principais metas dos ODS.

Após a priorização dos ODS deve ser feito um levantamento das principais metas de cada um dos objetivos de desenvolvimento sustentável escolhidos. As metas nortearão as ações que devem estar alinhadas à sua estratégia empresarial.

Por meio do site da ONU, é possível visualizar quais são os 17 ODS e cada uma das 169 metas que compoe cada um deles clicando nos respectivos ícones.

02) Levantamento de ações para atingir metas estabelecidas.

Após selecionar as metas mais alinhadas à sua estratégia empresarial, é feito um levantamento, pelos departamentos de inovação, sustentabilidade, recursos humanos e comunicação de estratégias, ações e programas para a implementão dos ODS priorizados.

Essas ações devem estar diretamente ligadas aos pilares: ambiental, social e de governança do ESG. Serão acompanhadas e monitoradas e depois apresentadas em um relatório de sustentabilidade anual, por meio de índices. Alguns exemplos de iniciativas são: Identificar, sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS e promover a articulação com os órgãos e entidades públicas das Unidades da Federação, para disseminação e implementação dos ODS nos níveis estadual, distrital e municipal.

03) Projetos de responsabilidade social.

Projetos de responsabilidade social são inciativas que gerem oportunidades por meio do conhecimento para a população local. São geralmente financiados por meio de leis de incentivo ou verba de marketing. Os projetos também visam engajar a cidade para que organizações locais e governamentais se alinhem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável assinando o termo de compromisso da Agenda 2030. Além de investir em um projeto para a comunidade local a empresa estará também sendo a principal incentivadora para que o legado se estenda também as cidades contempladas.

Investir em um projeto ajuda a aumentar o índice social do ESG.

04) Colocando em prática.

Agora é hora de colocar todos os itens acima em prática. Comece mapeando seus principais objetivos de desenvolvimento sustentável e pensando em ações para implementar nas 03 áreas: social, ambiental e de governança. Ao final todas as práticas serão reportadas no relatório anual de sustentabilidade. Um guia de transparência empresarial para investidores e consumidores.

Acompanhe nosso site e LinkedIn para seguir nessa trilha do conhecimento. O próximo tema traz o passo a passo de como selecionar projetos alinhados aos ODS priorizados. 

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? Essa iniciativa aumenta os índices de ESG com foco no Social comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade. Entre em contato e conheça alternativas para trabalhar por um propósito. Whatsapp ou e-mail: contato@ntics.com.br 

 

See this article in English

Abrir chat
Precisa de ajuda?