Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > EUROPEAN GREEN DEAL E A RELAÇÃO COM EMPRESAS INTERNACIONAIS!

EUROPEAN GREEN DEAL E A RELAÇÃO COM EMPRESAS INTERNACIONAIS!

Saiba qual é a principal relação do European Green Deal com empresas internacionais e o quanto isso impacta na sustentabilidade!

Os sinais de que o clima está mudando são explícitos no mundo inteiro. Na Europa, o aumento das ondas de calor, inundações, secas, deslizamentos de terra e outros efeitos alteraram as percepções  dos cidadãos e suas expectativas de proteção ambiental. Ficou claro quando o resultado das eleições europeias em 2019 mostrou o bom desempenho dos partidos verdes.

A União Europeia se mobiliza também para tornar a economia do bloco mais sustentável. Com isso nasceu o European Green Deal, um plano para definir a política climática do bloco. A chamada “nova estratégia de crescimento” visa tornar a Europa o primeiro continente a atingir a neutralidade climática até 2050 – uma ideia para reforçar  compromisso da UE feito sob o Acordo Internacional de Paris em 2015, em garantir que aumento da temperatura global deve ficar abaixo de 2 graus celsius.

Com o anúncio do Acordo Verde, a comissão se comprometeu a metas ambiciosas para 2030 de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para pelo menos 55% (abaixo dos níveis de 1990). Também almeja transformar  promessas políticas de sustentabilidade em obrigações vinculantes. Para produzir, investir e comercializar com o bloco as empresas terão que se adequar, levar à sério os planos de ESG, para focar nas questões de sustentabilidade, sociais e de boa governança (na sigla em inglês). Produzir usando insumos certificados, fazendo boa gestão da água e energia, implementando reciclagem, boas práticas de governança e consciência social com seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades.

Com o ‘imposto de fronteira de carbono’, previsto para vigorar em 2021, a UE visa proteger as empresas do bloco que são forçadas a cumprir regras ambientais mais rígidas em casa, enquanto pressiona os parceiros internacionais a manter os mesmos padrões ao negociar com esse mercado único e valioso. Como as emergências climáticas não afetam a todos igualmente, espera-se que as empresas e governos voltem seus olhos para populações mais vulneráveis.

A União Europeia almeja que a retomada econômica após a pandemia do novo coronavírus seja mais verde, mais justa e mais limpa, sem deixar ninguém para trás.

A NTICS tem uma equipe especializada para elaborar planos capazes de elevar os índices ESG, intensificando projetos de responsabilidade social, ambiental e de governança.  Conheça nossas propostas! Entre em contato através do site https://ntics.com.br

Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

 

Read this article in english here!

LEIA TAMBÉM

E-books

Acesse nossos e-books

Abrir chat
Precisa de ajuda?