Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > FILANTROPIA E INVESTIMENTO: A HISTÓRIA DE BILL GATES

FILANTROPIA E INVESTIMENTO: A HISTÓRIA DE BILL GATES

Um homem que doa seu tempo para garantir conhecimento, alimentos e remédios para as populações mais carentes do planeta.

“O conhecimento passou a ser o principal fator de produção e geração de riquezas”

A frase é de um dos maiores filantropos do mundo. Antes de tudo vinham os livros. Era assim para o menino William Henry Gates III. Ele nasceu em 1955, em Seattle, Estados Unidos. Seu avô materno era um banqueiro e reuniu uma considerável fortuna. Nada perto do que viria a ter o neto.

Bill, como era conhecido, gostava de se destacar tanto nos jogos esportivos quanto nos estudos. Ao finalizar o colegial foi para a Universidade de Harvard cursar matemática. No entanto, seu colega, Paul Allen, o chamou para desenvolverem softwares e assim, acabaram fundando a empresa Microsoft, em 1975.

A mãe de Bill Gates participava de vários conselhos diretores de entidades educacionais. Em uma das reuniões estava um dos executivos da IBM, John Opel (1925-2011) e foi com ele que Mary Gates comentou sobre a empresa do filho. John Opel visitou a pequena companhia de Bill Gates e Paul Allen e os contratou para desenvolver softwares para os primeiros computadores pessoais que a IBM estava produzindo.

A empresa Microsoft foi a responsável por desenvolver o sistema operacional Windows, que é usado em 90% dos computadores pessoais do mundo. Em 1994, Bill Gates se casou com uma funcionária da Microsoft, Melinda Ann French. Neste mesmo ano, o casal fundou o instituto social da empresa.

Em 1997, Bill visitou um hospital para tratamento de tuberculose na África do Sul. Foi ali que decidiu fazer todo o possível para socorrer milhões de pessoas. A Fundação Bill e Melinda Gates recebeu de seus fundadores nada menos que US$28 bilhões para trabalhar em prol dos menos favorecidos.

Os objetivos são vastos, claros e poderosos:

  • Acabar com as desigualdades sociais;
  • Empoderar mulheres, especialmente nos países subdesenvolvidos;
  • Diminuir as doenças infecciosas pelo mundo;
  • Promover a educação em diversos níveis.

De um empresário bilionário Bill Gates se tornou um líder mundial. Trabalha com a ajuda de governos e comunidades para onde destina recursos, a fim de que a ajuda financeira impulse o desenvolvimento local.

Por seu trabalho filantrópico, o casal Gates recebeu várias condecorações como a Medalha da Liberdade, nos Estados Unidos, em 2016, e a Legião de Honra, da França, em 2017.

Em 2020, ano em que o mundo parou e milhares de pessoas morreram vítimas da pandemia do novo coronavírus, Bill Gates deixou o conselho de administração da Microsoft para se dedicar apenas às atividades filantrópicas, nas áreas de saúde global, desenvolvimento, educação e ataque às mudanças climáticas. Entre seus principais interesses e causas há projetos para criar soluções de saneamento básico universais e busca da cura para o mal de Alzheimer.

Gates e Melinda já deixaram clara a intenção de repassar US$ 10 milhões de herança para cada um de seus três filhos. Se essa meta for cumprida, o casal terá doado mais de 99% de sua fortuna antes de morrer para ajudar a quem precisa. A maior herança dos Gates será um mundo melhor.

Assim como Bill Gates, a NTICS acredita que cada um deve fazer sua parte para termos mais justiça social, ambiental e climática.

A NTICS tem uma equipe especializada para elaborar planos capazes de elevar os índices ESG, intensificando projetos de responsabilidade social, ambiental e de governança.  Conheça nossas propostas! Entre em contato através do site https://ntics.com.br

Whatsapp |  E-mail: contato@ntics.com.br  |  Telefone (11) 3042-9697.

 

Read this article in english in here

LEIA TAMBÉM

E-books

Acesse nossos e-books