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PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DE UM COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE EM SUA EMPRESA!

Para uma empresa se tornar sustentável todos os seus funcionários e líderes devem pensar e trabalhar de forma sustentável.

É uma mudança de cultura e de postura.

Todos os seus negócios devem ter as preocupações ambientais como alicerce. A sustentabilidade precisa estar alinhada ao desenvolvimento interno de uma organização, caso contrário, os esforços que a companhia faz acerca do tema serão em vão.

Porém, para garantir que a sustentabilidade faça parte, de fato, da cultura organizacional da empresa e do dia a dia de todos os colaboradores, é preciso plantar a semente. A corporação deve começar elegendo pessoas responsáveis pela implementação de práticas ambientalmente corretas em cada setor e atividade.

Os eleitos podem organizar um comitê gestor da transformação. É fundamental que conte com profissionais de todas as áreas e departamentos, lideranças e demais colaboradores, de todos os gêneros e raças. O cerne do trabalho é incluir valores de sustentabilidade como prioritários em cada atividade.

Dentro do comitê, os colaboradores devem dividir funções e responsabilidades para cada participante, de acordo com suas habilidades e interesses. Os encontros precisam acontecer periodicamente para discutir, criar e implementar as novas ações, processos, projetos que ampliem e comprovem o compromisso ambiental da corporação.

Ficará a cargo dos membros do comitê dos departamentos de administração amparar os gestores da empresa em todos os assuntos relacionados à sustentabilidade; abordar e pesquisar sobre assuntos que representem riscos ou tenham impacto ambiental direto nos resultados de longo prazo do negócio e no relacionamento com stakeholders.

Os representantes da área de tecnologia podem fomentar inovações nos negócios e operações, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito aos recursos naturais, procurar a troca de equipamentos obsoletos por outros com maior eficiência energética.

Os colaboradores das áreas de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing devem preservar a imagem positiva da empresa em relação às práticas sustentáveis, tanto para o mercado externo como para o público interno; elaborar campanhas de engajamento dos funcionários e da comunidade no entorno em relação às práticas sustentáveis. Também é possível divulgar à imprensa regional a mudança de padrões e conquistar espaço na mídia.

O setor de logística pode averiguar a emissão de gases poluentes na frota; apontar fornecedores mais próximos e certificados.

Aos representantes das equipes operacionais cabe verificar o desempenho da empresa em assuntos que se relacionem à sustentabilidade na rotina empresarial e garantir que a companhia esteja cumprindo suas estratégias de forma sustentável, contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade no entorno.

A liderança da empresa pode ficar responsável por guiar a transformação dos processos internos em procedimentos ambientalmente corretos para as pessoas, o negócio e a comunidade; participar do planejamento estratégico, assegurando a inclusão da sustentabilidade na gestão da organização, no desenvolvimento de produtos e nas operações e serviços.

Caberá a todos os membros do comitê promover um ambiente interno de conscientização acerta da sustentabilidade e da inclusão social. As mudanças conquistadas dentro da corporação farão eco nas casas de cada colaborador e em toda a comunidade. Assim se transforma o mundo!

 

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