Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > Dream team NTICS Projetos no curso Fundamentals of Entrepreneurship na Draper University

Dream team NTICS Projetos no curso Fundamentals of Entrepreneurship na Draper University

Em junho o Dream Team da NTICS, composto por gestores da empresa, embarca em uma jornada do conhecimento começando um novo curso de empreendedorismo.

Esse mês o “Dream Team” da NTICS Projetos, composto por 04 gestores de diferentes departamentos, embarca em uma jornada do conhecimento e inovação iniciando o curso “Fundamentals of Entrepreneurship” na Draper University. Uma imersão digital no Vale do Silício com o investidor Tim Draper que apresenta temas como: tecnologias do futuro, como desenhar o modelo certo de negócios, grow and sales, entre outros trend topics essenciais para qualquer empreendedor. 

A NTICS Projetos tem como principais pilares a gestão de qualidade e o “pensar fora da caixa”. A empresa busca através de um olhar 360 se projetar no futuro, mapeando oportunidades e tendências preliminarmente. Estar virtualmente no Vale do Silício e em contato direto com investidores, grandes empresários e renomados mentores abre portas para desenvolver habilidades e negócios do futuro acelerando qualquer empresa no tempo. 

As ideias de que empreendedorismo pode ser ensinado e de que é necessário sermos heróis para nos destacarmos no mercado, motivou a participação de todo o time. A NTICS busca hoje por inovação, não só na forma de trabalho e na gestão, mas também no desenvolvimento dos seus novos produtos e no pensar além do óbvio. O objetivo principal é que a equipe se capacite ainda mais implementando o que foi aprendido na empresa e desenhando outras oportunidades de negócios. Completando a primeira semana de cursos, nossos colaboradores já tem algumas impressões sobre as atividades e feedbacks valiosos para serem compartilhados. 

A imersão online com duração de 15 dias, contando com 120 participantes de 40 países diferentes, começou no dia 29 de maio com uma introdução dos 50 ex-alunos que criaram os melhores “negócios do futuro” que hoje se tornaram empresas unicórnio. O que é uma empresa unicórnio? O termo surgiu em 2013 para caracterizar startups que possuem avaliação de preço de mercado no valor de 1 bilhão de dólares. O empreendedor tinha 05 minutos, através de um Pitch (apresentação sucinta para captação de investidores) para apresentar seu negócio ao restante da turma. Essa primeira dinâmica visava mostrar ideias que deram certo e que para se destacar é necessário pensar fora da caixa e ter um plano de execução, com embasamento de data e pesquisa.

No primeiro dia os 120 participantes foram divididos em grupos de até 10 pessoas de diferentes países. A dinâmica começou com uma apresentação sobre os principais conceitos de empreendedorismo e nos últimos 30 minutos cada grupo interagiu entre si sendo desafiados a criarem uma apresentação de até 02 slides introduzindo o grupo e suas principais habilidades.  Ao fim, fomos surpreendidos, uma vez que o voluntário selecionado para apresentar teve que se adaptar apresentando outro grupo que não tinha familiaridade.

 


O segundo dia começou com uma apresentação de “Prototype Thinking” levantando a seguinte reflexão: existe uma diferença em ter uma boa ideia e os resultados obtidos por meio de experimentação. Muitas vezes ter uma ideia “fora da caixa” porém sem comprovação científica, de data ou analítica não se sustenta, é fundamental que ela seja executável. Aprendemos a diferença entre “Conjunctures X Actuals”: Conjunctures representa “uma ideia” ou proposição que se suspeita ser verdadeira devido a evidências preliminares de apoio, mas que ainda não foram encontradas provas. Já Actuals é algo muito mais preciso, já testado e efetivamente executável. 

Uma ideia só tem 5% de chance de “dar certo”, o que no mundo empresarial traduz-se como algum dia se tornar um empresa de capital aberto com IPO. Se o empreendedor tentar 12 variações da mesma ideia suas chances aumentam para 45%. Se ele persistir e tentar 50 variações da mesma ideia sua probabilidade de sucesso aumenta para 92%. Na Draper University aprendemos que para criar um negócio revolucionário é necessário trabalhar com o tempo ao seu lado, vestindo uma capa de super herói. Na dinâmica desta aula cada participante, junto ao seu grupo, escreveu sobre “seu negócio do futuro” seguindo os temas: o que é? para quem é? uma pergunta sobre o seu negócio e cada um comentou suas principais dúvidas e insights sobre as ideias dos outros participantes. 

O terceiro dia teve como foco a metodologia “Think 10x times” desenvolvida pelo Google. Já ouviu falar desse mindset de inovação? Testar e conseguir de fato evoluir uma ideia/modelo de negócios 10% não trará grandes resultados, a verdadeira inovação acontece quando você melhora algo 10 vezes. Ainda não ficou claro? A metodologia “10x thinking” requer uma MUDANÇA DE PERSPECTIVA. Na dinâmica aprendemos que não basta apenas ser inovador, é necessário criar um produto/serviço que seja um recurso necessário e que trabalhe em conjunto com o meio ambiente, causando o menor impacto possível. 

No quarto dia o autor e empresário residente no Vale do Silício, David Bland, dá uma aula sobre o modelo de negócios adequado, com valiosos insights sobre como preencher um Business Model Canvas de forma intuitiva e assertiva e como desenvolver uma ideia para que futuramente prospere como empresa. Na dinâmica cada grupo preencheu em conjunto um Canvas disponibilizado, apresentando logo em seguida para outro grupo avaliar e dar devolutivas.

IMPRESSÕES DREAM TEAM NTICS PROJETOS

A CEO da NTICS, Ana Carolina Xavier, há duas décadas dedica-se à projetos e negócios sustentáveis entregando um legado para diferentes comunidades no Brasil e Estados Unidos. Para Ana o curso apenas comprovou o que já vem estudando. 


“O futuro dos investimentos em startups será fundamentado em negócios sustentáveis , que criem o mínimo de impacto para o meio ambiente e que sejam naturalmente escaláveis com uma gestão extremamente transparente. Ver mais de 40 países por uma só voz, o empreendedorismo, me faz acreditar que juntos podemos muito mais. A NTICS começará em agosto a implementar Squads de desenvolvimento Tecnológicos em sua nova unidade de negócio, e com isso acreditamos que traremos muitas novas vozes para nosso time.”

Para Yasmin, nossa Especialista em Comunicação e Marketing na NTICS os pontos mais interessantes desta primeira imersão foram o contato com pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e áreas de atuação e a necessidade das empresas se reinventarem adotando uma perspectiva alinhada à um propósito e ao meio ambiente para prosperar.  

“A comunicação pode ser realizada de diversas formas: seja verbal, corporal ou escrita. Criar um negócio em grupo, com empreendedores espalhados pelo mundo inteiro, com certeza é uma experiência desafiadora que te tira da zona de conforto. Outro ponto muito interessante é ver que startups e empresas que hoje prosperam são as que andam alinhadas à conceitos de sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e trabalhando a favor do desenvolvimento social. Hoje se compra uma causa, não só um produto ou serviço.” 

Para Marília Verdugo, Head de Inovação e Qualidade da NTICS Projetos ” É empolgante ver o desenvolvimento de novos negócios usando metodologias ágeis que não são apenas ligados à economia digital mas sim dos mais variados segmentos e em mais de 40 países diferentes. Nesses 10 anos de experiência em Processos e Qualidade, vejo claramente nos novos modelos a eliminação de desperdícios e é essa a intersecção entre Qualidade e Inovação. Entender na prática que inovação é tecnologia e criatividade andando lado a lado, não é tarefa fácil, mas quando você finalmente entende, nunca mais esquecerá. Nosso desafio na NTICS será entregar aos clientes soluções cada vez mais impactantes, assertivas e ágeis.’’

Já o Gerente de Vendas e Expansão Global, Abílio Martins, enxerga o curso como uma oportunidade incrível para o time NTICS Projetos aprender e se aperfeiçoar, mesmo que online, com especialistas do maior polo de aceleração e desenvolvimento de produtos e empresas (Vale do Silício). “No segundo dia de curso levantaram a importância de encontrar o momento mágico, criando uma reação real e emocional para o cliente e sociedade – uma experiência com momentos únicos. A NTICS sempre buscou e segue priorizando os minutos de mágica em seus projetos, na forma em que trabalhamos com clientes e internamente com o time de funcionários.”

Concluímos a primeira semana da imersão com a certeza de que para ser empreendedor é necessário ser um herói: pensar fora da caixa, verificar se sua ideia é executável e escalonável sempre trabalhando em conjunto e em prol do meio ambiente valorizando a sustentabilidade e uma gestão de qualidade e transparência. Quer transformar a sua empresa em um negócio do futuro? Entre em contato conosco: Whatsapp ou e-mail: contato@ntics.com.br 

Abrir chat
Precisa de ajuda?