Faça a DIFERENÇA
deixe seu LEGADO
invista com PROPÓSITO

NTICS Notes > Sustentabilidade agregando valor a cadeia de suprimentos

Sustentabilidade agregando valor a cadeia de suprimentos

Entenda como a certificação de sustentabilidade na cadeia de suprimentos é essencial para que sua empresa aumente as taxas ESG.

Nos últimos anos, um número crescente de empresas tem se comprometido a trabalhar apenas com fornecedores que atendam aos padrões sociais e ambientais. Normalmente, essas empresas multinacionais esperam que seus fornecedores de primeira linha atendam a esses padrões e peçam a esses fornecedores, por sua vez, que solicitem conformidade de seus fornecedores, e assim por diante. O objetivo é criar uma cascata de práticas sustentáveis ​​que flua perfeitamente pela cadeia de abastecimento, criando uma rede.

Se você trabalha em uma empresa com valores de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e governança, deve saber sobre a importância de operar com fornecedores certificados que não estejam apenas alinhados ao valor da empresa, ou que tenham um compromisso “sem corrupção”, “sem desperdício”, mas devem ter presentes os princípios de sustentabilidade integrados ao longo de toda a operação.

É uma ideia admirável, mas difícil de implementar na prática. Muito mais do que um certificado “eco” de cadeias convencionais, é possível oferecer aos fornecedores um verdadeiro guia de como se tornar uma empresa sustentável, não só olhando o pilar ambiental, mas também implementando ações alinhadas aos Objetivos Globais (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o pilar de governança corporativa. Essa Certificação de Sustentabilidade para toda a cadeia acaba se tornando um grande diferencial competitivo que impacta diretamente no aumento dos índices ESG, atraindo investidores e possibilitando um crescimento real para a empresa.

Para se tornar uma empresa 100% responsável e aumentar seus índices ESG – sua responsabilidade também é fornecer uma trilha de conhecimento para que os fornecedores realmente se tornem um negócio sustentável. Este artigo ensina que as empresas podem certificar toda a sua cadeia de suprimentos de uma forma verdadeiramente sustentável, trazendo um verdadeiro retorno para a empresa.

 

CADEIAS DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEIS

Com a crescente deterioração ambiental, a sustentabilidade passou de “questão da conscientização” para uma necessidade, pois trata da continuidade da vida em nosso planeta. A constatação dessa realidade gerou grande pressão para as corporações; passou a ser essencial para uma empresa, aceitar a sustentabilidade como um conceito estratégico.

A combinação dos conceitos de Logística, Cadeia de Suprimentos Sustentável e Sustentabilidade ajudou a criar e desenvolver a Cadeia de Suprimentos Sustentável (CSS). Para ser considerada sustentável, uma CSS não deve causar danos aos sistemas naturais ou sociais e ainda assim gerar lucros durante um período de tempo; além disso, deve haver clientes dispostos a assumir responsabilidades com a empresa (PAGELL et al, 2009).

A vantagem competitiva não ocorre individualmente entre as empresas, mas sim entre as redes às quais estão vinculadas. Portanto, trabalhar com uma CSS tornou-se um desafio. Para fazer parte de uma Cadeia de Suprimentos Sustentável, as empresas devem manter suas estratégias incorporando a sustentabilidade em suas atividades. Todos os envolvidos devem trabalhar juntos, com foco no mesmo resultado.

Para entender o conceito de cadeia de suprimentos sustentável é necessário analisar todas as etapas da cadeia: a pré-produção do produto, durante a produção e a pós-produção. A pós-produção se caracteriza como Economia Circular (uma nova forma de pensar o nosso futuro e como nos relacionamos com o planeta, desvinculando o crescimento econômico e o bem-estar humano do crescente consumo de novos recursos).

Sustentabilidade não é apenas redução de impactos,
mas também organização de processos e gestão da qualidade.

Criar e manter uma empresa sustentável requer métodos complexos. No cenário hoje, ter  características sustentáveis ​​implica investimentos de longo prazo. Não basta realizar as tarefas de forma tradicional, é necessário avaliar o funcionamento da Cadeia de Suprimentos Sustentável para planejar ações. Por exemplo, uma empresa seleciona fornecedores baratos; deve alcançar um equilíbrio entre um fornecedor ético e um preço acessível. Portanto, para atingir metas sustentáveis, é necessário integrar estratégias sofisticadas e uma gestão eficiente do uso de fornecedores.

O crescimento das cadeias tem gerado uma demanda por recursos naturais que ultrapassa a quantidade de recursos disponíveis. Por isso, as empresas mais visionárias focaram na melhoria de seus processos de forma a otimizar seus recursos naturais, humanos e físicos.

Porém, para poder competir no mercado mundial com recursos, essas empresas devem:

  • Planejar, desenvolver e controlar processos para maximizar a eficiência dos recursos.
  • Otimize a eficiência energética para reduzir custos e emissões.
  • Reavalie constantemente os riscos para alinhar as estratégias sempre que necessário.
  • Análise do design do produto avaliando, por exemplo, a substituição da matéria-prima utilizada no processo.

 

SOLUÇÃO

Você deve estar se perguntando como uma empresa pode realmente certificar toda a sua cadeia de suprimentos com a convicção de que todos os processos e toda a pré-produção, durante e após o ciclo de vida, são de fato SUSTENTÁVEIS.

Com expertise em trazer soluções sustentáveis ​​para grandes empresas dos EUA, Brasil e Alemanha, a NTICS Projetos entendeu a necessidade e o benefício de oferecer e compartilhar esse know-how lançando uma nova unidade de negócios denominada Sustainable Business, com operações inicialmente iniciadas nos EUA .

Sustainable Business é uma consultoria digital inovadora, focada em certificar a cadeia de suprimentos de sua empresa como um negócio sustentável. A consultoria dura 30 dias e é conduzida por consultores especializados como suporte em tempo integral durante toda a jornada. Ao final, toda a sua cadeia de suprimentos recebe um plano estratégico, priorização de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) dentro da empresa, um relatório de sustentabilidade, um painel de sustentabilidade e o Selo SB, certificando que sua cadeia de suprimentos agora são “negócios sustentáveis” com qualidade e gestão de processos.

A certificação de toda a cadeia de suprimentos como um negócio sustentável impacta diretamente no aumento dos índices ESG e no desempenho de sua empresa. Quer entender mais sobre cadeia de suprimentos sustentável e como sua empresa pode aumentar o desempenho por meio da certificação de fornecedores? Acesse o site do SB e fale conosco! 

See this article in English

Abrir chat
Precisa de ajuda?