Sobre este projeto
O objetivo primordial do projeto é transformar professores e alunos em agentes transformadores de sua realidade social, fomentando uma consciência crítica sobre o uso e tratamento da água, além de incentivar a disseminação desse conhecimento tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.
A metodologia adotada destaca-se pela predominância da abordagem construtivista na elaboração das etapas do circuito, promovendo a participação ativa dos alunos nas atividades. Essa abordagem se revelou altamente eficaz ao abordar a falta de conscientização sobre os usos e tratamentos dos recursos hídricos naturais, direcionando a solução desse problema.
O enfoque construtivista, baseado na ideia de que o conhecimento é construído ativamente pelo aprendiz, permitiu aos alunos explorar, questionar e refletir sobre temas relacionados à gestão da água, capacitando-os a desenvolver uma compreensão mais profunda sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Destaca-se também a utilização diversificada de recursos de ensino como marca distintiva do projeto. Ferramentas lúdicas, incluindo jogos educativos, foram empregadas para tornar o aprendizado mais envolvente e interativo. Além disso, foram desenvolvidos materiais educacionais específicos, como guias didáticos, apresentações visuais, jogos interativos e atividades práticas, todos cuidadosamente projetados para transmitir informações de maneira acessível e atrativa. Esses materiais não apenas compartilharam conhecimento, mas também estimularam a participação ativa dos alunos, possibilitando a aplicação prática do aprendizado.